3.ª Ficha de Leitura

 

 

Referência Bibliográfica: Macedo, B. (1993). Projecto ou apropriação no presente do tempo futuro. A construção do projecto educativo de escola. Lisboa.

 

Palavras-Chave: Projeto, Projeto em Educação, Projeto Pedagógico, Pedagogia do Projeto, Projeto Educativo.

 

Resumo:

Neste texto, o autor tem como objetivo dar a conhecer o conceito de Projeto em diversas áreas e contextos.

Para o autor, e segundo algumas pesquisas realizadas pelo mesmo, o Projeto define-se como sendo um “plano para realização de um acto; desígnio; tenção; redacção provisória de uma medida qualquer; esboço; representação gráfica e escrita com orçamento de uma obra que se vai realizar; cometimento na filosofia existencial aquilo para que tende o homem e é construtivo do seu ser verdadeiro; empresa” (pp. 99).

Boutinet, citado por Macedo (1993), defende que existem três níveis de projeto, sendo estes: teórico, empírico e operatório.

1.     Desenvolve-se em áreas específicas (filosofia, psicologia e sociologia).

Em Filosofia, o projeto é centrado no homem e é visto como um modo do ser se relacionar com o mundo exterior;

Em Psicologia, o projeto é “o processo de formulação de finalidades com as suas incidências motivacionais” (pp. 102).

Em Sociologia, Touraine – citado por Macedo (1993,) o projeto tem quatro níveis, (1) ausência de projeto pessoal ou “retirada”; (2) projeto individual; (3) projeto coletivo e (4) projeto organizacional.

2.     Utilização empírica do termo «projeto».

Está associado à “ideia de antecipação da ação, operacionalização de um querer que se situa no tempo e no espaço futuro” (pp. 103). Boutinet, citado por Macedo (1993), distinguiu cinco registos diferentes, (1) situações existenciais (projectos de vida); (2) atividades (atividade a promover); (3) objetos (a teoria e a experiência); (4) organizações (instrumento capaz de definir o caminho a seguir e as estratégias que se devem optar para ir de encontro à eficiência); e (5) sociedade.

3.     O projeto relaciona-se com a “gestão”. Pretende-se garantir a participação e a criatividade dos constituintes da organização com o objetivo de maior produtividade.

Segundo Boutinet, citado por Macedo (1993), a “gestão de projeto” distingue vários pontos essenciais, (1) definição clara do projeto no tempo; (2) identificação das questões fundamentais, traduzidas em finalidades do projeto; (3) definição das responsabilidades dos elementos que participam no projeto e (4) afetação de todos os elementos.

 

O Projeto em Educação pode ser um projeto pedagógico ou um projeto educativo.

1.     O Projeto Pedagógico “define os objectivos, as actividades, as estratégias, os recursos e os processos de avaliação considerados adequados à apropriação do saber e à realização de novas aprendizagens, em domínios específicos, facilitadores do desenvolvimento global do formando” (pp. 110).

2.     O Projetivo Educativo relaciona-se com um conjunto de valores (sociais, culturais, políticos, religiosos, profissionais, etc.) e finalidades que definem uma orientação que se pretende desenvolver e integrar a criatividade do sujeito em diferentes contextos.