4.ª Ficha de Leitura

 

 

Referência Bibliográfica: BELL, J. (2010). “Como realizar um projecto de investigação: um guia para pesquisa em ciências sociais”. 5.ª Edição. Lisboa: Gradiva.

Palavras-Chave:  Abordagens investigativas; Método; Técnica; Análise dos dados.

Resumo:

Segundo Bell (2010), o primeiro passo na realização de um trabalho, é definir qual o método a utilizar.

Depois deste torna-se necessário planear a investigação, tendo em conta diversas características: (1) selecionar o tópico; (2) anotar as primeiras ideias e problemáticas; (3) definir hipóteses e/ou objetivos; (4) fazer um calendário com as várias etapas do projeto; (5) e combinar sessões de esclarecimento de dúvidas com o orientador do projeto.

É também de ter em atenção a forma como é feita a negociação com os outros e com a instituição que escolhemos. É necessário ter um protocolo com as orientações (objetivos e finalidades do projeto) para podermos negociar o acesso à instituição. Precisamos de uma focalização constante nos preceitos éticos como a confidencialidade, anonimato, nas promessas, nas condições e nas garantias.

No que diz respeito ao registo de informação, deve-se fazer mais do que uma cópia; anotar todas as referências bibliográficas que sejam necessárias durante o trabalho, para que a fase final do projeto seja facilitada.

A análise documental pode ser utilizada como elemento complementar de outras fontes. Deve-se comparar sempre a informação recolhida das várias fontes consultadas para nos certificarmos da sua validade.

A entrevista deve ser adaptável/flexivel às várias situações que possam vir a decorrer no momento, esta pretende explorar determinadas “ideias, testar respostas, investigar motivos e sentimentos” (pp.137). Moser e Kalton, citados por Bell (2010), defendem que uma entrevista é uma conversa entre o entrevistador e o entrevistado com a finalidade de reter informação. O guião da entrevista deve ter tópicos para que o entrevistador consiga guiar a entrevista, sem se perder. O entrevistador deve ser parcial, de modo a não influenciar a recolha de dados/informação.

Em relação aos diários de bordo, temos de ter em especial atenção que são registos de atividades profissionais, que nos podem facultar informações muito importantes sobre os modelos de trabalho e atividades desenvolvidas. Os sujeitos observados devem saber o que lhes é pedido e a razão desta. Para isto, é sempre necessário autorizações e dar informações relativas aos objetivos e quais as razões do trabalho desenvolvido.

A técnica da análise de conteúdo é muito importante para analisar entrevistas e documentos. Existem duas formas de análise de conteúdo, sendo estas a informal e a formal. Na informal podem ser feitos resumos de documentos. A informal corresponde a características próprias como: ser objetiva na análise do conteúdo do documento.