9.ª Ficha de Leitura
Data: Fevereiro de 2013
Autor: SCHIEFER, ULRICH ET AL. (2006).
Texto: MAPA – Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Cronograma para a realização de um workshop de planeamento, pp. 105-109. Cascais: Principia.
O plano Gantt, segundo SCHIEFER, é uma ferramenta bastante útil para organizar e planear um workshop de planeamento.
O Cronograma de Gantt é um gráfico de barras, que ilustra o cronograma de um projeto, apresentando as atividades que o compõem. Por outro lado, existem gráficos que mostram também os relacionamentos de dependência entre atividades, e podem ser utilizados para mostrar o estado atual do plano de um projeto.
Este cronograma é considerado uma excelente ferramenta de gestão para a equipa do projeto. Um exemplo que realçará como funciona o cronograma de Gantt para a preparação de um workshop, seria um cronograma dividido em três partes: numa primeira parte, estariam as actividades a serem realizadas pela equipa antes da concretização do workshop, como a identificação dos recursos humanos e a recolha de informação; numa segunda fase, encontrava-se a preparação logística do workshop; por fim, os requisitos específicos colocados no primeiro workshop.
Um cronograma de Gantt para a preparação de uma sessão de avaliação, necessitaria de tarefas distintas ao apresentado anteriormente. Assim, o cronograma dedicado à avaliação, iria conter: tarefas de preparação de logística; preparação logística da sessão de avaliação; tarefas definidas pela primeira avaliação; e a preparação logística da segunda sessão de avaliação. Uma avaliação requer um avaliador externo para existir maior credibilidade e imparcialidade dos resultados obtidos, pois alguém alheio ao que está a ser feito, tem sempre um olhar distanciado e real do que efetivamente está a ser feito.
O Cronograma de Gantt, na minha opinião, É efetivamente uma boa ferramenta de gestão de um projeto, pois permite-nos, a realização de um sumário do que é necessário fazer e ter, recursos humanos e materiais, para a concretização de cada etapa do mesmo.
Esta ferramenta não só nos permite sumariar as atividades a realizar, como também ver o seu grau de interdependência e fazer um ponto de situação do que já foi feito e do que falta fazer para o término do projecto. é, sem duvida, uma óptima ferramenta, por ser bastante útil e de fácil consulta, visto basear-se num gráfico de barras.
Exemplo de um cronograma de Gantt