Dia 29 de Novembro 2012
A nossa observação passou-se em contexto de sala de aula, mas desta vez numa sala de ensino regular.
Pedimos autorização à professora da Unidade para acompanharmos a "Catarina" à sua turma de ensino regular neste dia. Chegámos a sala e a "Catarina" sentou-se no seu sítio, retirou as fichas de trabalho da pasta e deu início ao trabalho.
Ficámos um pouco surpreendidas com o que se ia passando neste contexto, uma vez que esperávamos mais intervenção por parte da professora com a aluna...A intervenção da professora junto dela foi praticamente nula, uma vez que esta apenas se dirigia à "Catarina" quando os outros liam "treinavam" a leitura para de seguida dar continuidade à aula.
Por um lado compreendemos que o funcionamento da aula não pode ser alterado quando esta entra, mas por outro a integração da mesma é muito limitada.
Passada a hora, a aluna arruma e sai, (age mesmo por rotina), apresenta-se na Unidade e continua o que lhe compete fazer.
Depois do intervalo a aula decorre como de costume, os alunos seguem os seus horários sem grandes alterações.
Aproveitamos a calma que se fazia sentir para acertar alguns pormenores da Festa de Natal que ai se aproximava com a professora, bem como alguns detalhes da nossa intervenção.