Dia 22 de Outubro de 2012

 

Professora conta uma história (a história da Carochinha) a um dos alunos e faz-lhe perguntas ao mesmo tempo de forma a perceber se este compreende mesmo a história. A professora faz perguntas que interligam esta mesma história com o conhecimento matemático com as diferentes espécies de animais e com as cores, fortalecendo a memória da criança. (número de animais que querem casar com a carochinha, que animais são, que cores estes animais têm)

 

Enquanto isso dois alunos fazem desenhos e jogos. Reparo que estes dois alunos fazem o mesmo jogo e o mesmo desenho das últimas semanas. O jogo é um género de um puzzle que a criança identifica os seus membros da família (nunca identificando a mãe). O desenho é um carro, uma casa, o pai, a criança em questão, uma árvore de Natal e uma garagem.

 

Quando os alunos terminam alguma tarefa vão ao seu horário verificar qual a tarefa seguinte programada para esse dia. A professora e as auxiliares incentivam a autonomia destas crianças o máximo possível.

Professora tenta captar atenção de “Afonso” com um jogo. Através de imagens tenta que esta criança realize uma assimilação com palavras ou com algo familiar.

 

“Cátia” e “Catarina” estão na hora dos recortes: procuram o que recortar em revistas e depois fazem colagem do que recortaram. A “Catarina” distrai-se muito nesta tarefa por gostar muito de cortinados.

Ao longo da observação são explícitas diferentes características das crianças.

 

 

Características do “Pedro”:

·         Estrutura familiar debilitada

·         Falta de atenção

·         Carência emocional

·         Falta de confiança

·         Falta de concentração

 

Características da “Catarina”:

·         Desorganizada (salta, faz barulhos estereotipados)

·         Excitada (situação que ao longo da semana vai atenuando, no final de semana volta ao mesmo, sendo segunda feira o dia que mais excitada está.)

 

Características do “Sandro”:

·         Ao longo das semanas realiza sempre o mesmo desenho

·         Muito organizado

·         Vai sozinho para a turma

·         Sabe ver o horário sozinho

·         Nota-se que tem algum acompanhamento familiar, no entanto, ainda dorme com os pais (encontra-se no quarto ano de escolaridade)

 

Características do “Afonso”:

·         Autismo severo

·         Menos autónomo e mais novo da sala

·         Desvia muito o olhar

·         Muitas estereotipias com as mãos

·         Não fala

·         Nota-se que tem acompanhamento em casa

 

Características da “Cátia”:

·         Muito comunicativa apesar de não ter linguagem oral

·         Linguagem gestual

·         Empenhada

·         Pouco apoio familiar

·         Carência emocional

·         Obsessão por elementos do sexo masculino (as vezes corre atras de pessoas que vê a passar na rua)

 

Características do “João Pedro”:

·         Imita vozes de desenhos animados

·         Vai à turma sozinho

·         Faz algumas birras (teimoso)