Dia 22 de Outubro de 2012
Professora conta uma história (a história da Carochinha) a um dos alunos e faz-lhe perguntas ao mesmo tempo de forma a perceber se este compreende mesmo a história. A professora faz perguntas que interligam esta mesma história com o conhecimento matemático com as diferentes espécies de animais e com as cores, fortalecendo a memória da criança. (número de animais que querem casar com a carochinha, que animais são, que cores estes animais têm)
Enquanto isso dois alunos fazem desenhos e jogos. Reparo que estes dois alunos fazem o mesmo jogo e o mesmo desenho das últimas semanas. O jogo é um género de um puzzle que a criança identifica os seus membros da família (nunca identificando a mãe). O desenho é um carro, uma casa, o pai, a criança em questão, uma árvore de Natal e uma garagem.
Quando os alunos terminam alguma tarefa vão ao seu horário verificar qual a tarefa seguinte programada para esse dia. A professora e as auxiliares incentivam a autonomia destas crianças o máximo possível.
Professora tenta captar atenção de “Afonso” com um jogo. Através de imagens tenta que esta criança realize uma assimilação com palavras ou com algo familiar.
“Cátia” e “Catarina” estão na hora dos recortes: procuram o que recortar em revistas e depois fazem colagem do que recortaram. A “Catarina” distrai-se muito nesta tarefa por gostar muito de cortinados.
Ao longo da observação são explícitas diferentes características das crianças.
Características do “Pedro”:
· Estrutura familiar debilitada
· Falta de atenção
· Carência emocional
· Falta de confiança
· Falta de concentração
Características da “Catarina”:
· Desorganizada (salta, faz barulhos estereotipados)
· Excitada (situação que ao longo da semana vai atenuando, no final de semana volta ao mesmo, sendo segunda feira o dia que mais excitada está.)
Características do “Sandro”:
· Ao longo das semanas realiza sempre o mesmo desenho
· Muito organizado
· Vai sozinho para a turma
· Sabe ver o horário sozinho
· Nota-se que tem algum acompanhamento familiar, no entanto, ainda dorme com os pais (encontra-se no quarto ano de escolaridade)
Características do “Afonso”:
· Autismo severo
· Menos autónomo e mais novo da sala
· Desvia muito o olhar
· Muitas estereotipias com as mãos
· Não fala
· Nota-se que tem acompanhamento em casa
Características da “Cátia”:
· Muito comunicativa apesar de não ter linguagem oral
· Linguagem gestual
· Empenhada
· Pouco apoio familiar
· Carência emocional
· Obsessão por elementos do sexo masculino (as vezes corre atras de pessoas que vê a passar na rua)
Características do “João Pedro”:
· Imita vozes de desenhos animados
· Vai à turma sozinho
· Faz algumas birras (teimoso)