"Cátia"
A "Cátia" tem 10 anos e frequenta o 4º. ano de escolariedade. Esta criança vive com os pais e dois irmãos com atrasos de desenvolvimento e o avô materno. A menina tem uma irmã mais nova com atraso de desenvolvimento, que se encontra ao cuidado da avó paterna. O agregado familiar apresenta dificuldades a nível económico.
A "Cátia" apresenta um Défice Cognitivo Moderado não sendo portadora de Autismo. No entanto, para entrar na Unidade Estruturada de Autismo e ter apoio a nível escolar teve de ser diagnosticada como portadora de características de autismo. Esta menina revela algum interesse pelas atividades realizadas.
Na área da comunicação, não verbaliza palavras, conhece alguns gestos do sistema de comunicação Makaton, embora os esqueça com muita facilidade. Revela alguma atenção por curtos períodos de tempo. Deixou de repetir algumas sílabas de um ano para o outro, perdendo totalmente a linguagem oral.
Mostra-se curiosa face ao que a rodeia. Quando satisfeita, sorri e a pedido, já bate palmas, mima canções com gestos com ajuda parcial do adulto, faz encaixes de peças grandes de lego, emparelhamentos por formas, associações de imagens, desenha bolinhas por imitação, grafismos, escreve o nome por sobreposição, constrói torres com 12 cubos e realiza jogos de sombras. Procura os livros e folheia-os apontando algumas imagens.
Chora e grita quando não consegue realizar uma atividade ou quando é contrariada.
A aluna gosta de estar com os colegas, tendo uma boa interação com todos. Tem dificuldade em manter o equilíbrio na marcha, deslocando-se de forma descoordenada.