"Pedro"
O "Pedro" tem 10 anos e é o 3º. ano que tem apoio da Unidade. Este menino vive com o pai, a mãe e um irmão mais velho. O contexto sócio económico do agregado familiar, situa-se entre os níveis médio-baixo e nota-se que não existe muito apoio a nível familiar.
O nível afetivo-emocional revelou uma ansiedade excessiva face a situações novas, dificuldade em acompanhar a dinâmica das atividades da sala, défice de atenção acentuado, grande desorientação face ao cumprimento das regras, necessitando da orientação constante do adulto para seguir as rotinas, demasiada dependência da atenção do adulto e pouca autonomia para a idade.
Ao nível da comunicação oral o "Pedro" compreende frase mas revela dificuldade em compreender mensagens orais demasiado complexas.
Tem de ter os limites muito definidos, sendo que a professora tem de usufruir de uma postura firme.
É um menino muito inteligente e adorável. Meigo, brincalhão, com sentido de humor, com quem se consegue negociar e que mesmo contrariado cumpre o que prometeu. Tem uma ótima compreensão do seu poder manipulativo e quando percebe que as coisas não estão a correr muito bem para o seu lado, por vezes consegue mudar a sua postura e ficar bem.
Faz perguntas, consegue manter algum diálogo adequado com o adulto e pares. Lê, escreve, conta, faz pequenas somas. Compreende o que lê, e brinca com as situações.
É autónomo nos espaços da escola.