Planificação do Projeto
Tal como já referimos anteriormente o nosso projeto “Ajuda-me a Crescer”, foi dividido em três fases, sendo que neste ponto do trabalho iremos explicar e detalhar no que consistiu exatamente cada uma dessas fases. Antes de mais é importante referir dois pontos essenciais acerca deste Projeto. Em primeiro lugar, referir os intervenientes no projeto e em segundo lugar a organização em sala de aula, correspondente a cada fase. Em relação aos intervenientes neste projeto, apesar da UEA comportar seis alunos autistas, apenas intervimos em cinco, isto porque o seixo aluno (Afonso), está a frequentar o 1º ano de escolaridade e a temática não abrange os conteúdo programáticos em questão, bem como que o grau de autismo deste aluno é de tal forma profundo que seria impensável aplicar-lhe algo do género, visto que o aluno não fala nem reage a todo o tipo de estímulos, no entanto esta seleção foi feita pelas duas professoras da UEA. Em relação á organização dos alunos em sala de aula, estes foram agrupados em dois grupos (Grupo A – Sandro e Catarina -, Grupo B – Pedro, Cátia e João Pedro), isto porque são meninos muito metódicos e organizados e não podem sair demasiado das suas rotinas habituais, fazendo com que não pudéssemos mexer com o dia todo dos alunos, e também para conseguirmos gerir o tempo de forma mais folgada, conseguindo dar atenção a situações mais demoradas e complexas. No entanto, as atividades foram realizadas individualmente, para que pudéssemos focar toda a nossa atenção num só caso.
1.ª Fase: Atividades Simuladas
Objetivos:
· Dar a conhecer aos alunos da UEA as notas e as moedas assim como o seu valor monetário.
· Promover um processo de compra e venda o mais autónomo possível
· Observar o nível de aprendizagem de cada um
Numero de Simulações: Quatro
Datas:
- Grupo A: 3, 10, 17 e 26 de Abril
- Grupo B: 5, 12, 19 e 26 de Abril.
Situação Detalhada: As atividades simuladas, obedeceram a uma série de trabalhos prévios da nossa parte, no que diz respeito à recolha de materiais a utilizar, (garrafas de água, iogurtes, sumos, leite, queijo, roupa, malas, acessórios, brinquedos) e claro á produção de moedas e notas fictícias (elaborámos 35 moedas de 1€, 35 moedas de 2€, 25 notas de 5€, 15 notas de 10€, 15 notas de 20€ e 5 notas de 50€) todo este material realizado é para ficar na UEA para todas as simulações deste género que venham a surgir. Após a recolha do material a utilizar, o grupo criou uma tabela de preços a aplicar sobre cada produto, etiquetando também cada produto consoante o preço estabelecido.
No que diz respeito á atividade em si, o objetivo principal foi conseguir enquadrar a nível prático cada aluno, vivenciando momentos de trocas de dinheiro por objetos, tendo de se certificar se a moeda ou a nota correspondia ao produto solicitado.
Numa primeira etapa, abordámos apenas as moedas, começámos por saber se os alunos sabia o que era uma moeda e se sabia o que era o euro e o respetivo símbolo, dando tempo ao aluno para se familiarizar com o assunto, questionando-o se ia ás compras e com quem ia. Após este momento de familiarização, atribuímos uma quantia monetária, adaptada a cada um, levando-o até á mesinha das compras, pedindo-lhe que adquirisse o maior numero de produtos possível com a quantia que tinha. Esta situação foi repetida inúmeras vezes com diferentes quantias. Os matérias utilizados nesta primeira fase, foram essencialmente alimentares, uma vez que são os produtos de valores mais reduzidos. O Grupo A realizou esta primeira fase da simulação no dia 3 de Abril, e o Grupo B no dia 5 de Abril.
Numa segunda etapa, o processo foi exatamente o mesmo, no entanto a temático abordada foi a nota. Os materiais utilizados nesta segunda fase, em vez de produtos alimentares, passaram a ser roupas, acessórios e brinquedos, isto porque os valores monetários destes produtos são, por norma, mais elevados.
Antes de passarmos à descrição da terceira etapa, é de mencionar que as duas etapas anteriores foram trabalhadas sempre com valores exatos, não havendo o processo de troco, esse momento passou-se na etapa três.
A terceira etapa, consistiu nas somas de moedas com notas, fazendo com que os alunos conseguissem aplicar somas pequenas nas suas compras.
Por ultimo, ou seja a simulação final, abordou tanto a temática das moedas, como a das notas, obrigando a um processo de raciocínio matemático, onde houveram momentos de somas e trocos a fazer. O material utilizado neste momento, foi tanto o da primeira como o da segunda etapa.
2.ª Fase: As Fichas
Objetivos:
· Consolidar aprendizagens adquiridas através das simulações
· Compreender se os alunos de facto reteram a informação recebida.
Numero de vezes que foram aplicadas: Seis
Datas:
- Grupo A: 5, 12 e 19 de Abril.
- Grupo B: 10, 17, 24 de Abril
Situação Detalhada: As fichas, também obedeceram a uma série de trabalhos prévios da nossa parte, no que diz respeito á elaboração de cada uma delas, considerando o carácter pedagógico e o nível de cada aluno, bem como á sua execução a nível material, (recortes, plastificação e colagens) [1]e claro á produção de moedas e notas fictícias para poderem ser realizadas, (elaborámos 450 moedas de 1€, 450 moedas de 2€, 125 notas de 5€, 75 notas de 10€, 75 notas de 20€ e 10 notas de 50€), todo este material realizado é para ficar na UEA, uma vez que cada ficha tem uma bolsa para guardar o material que é necessário á sua execução. Realizámos 9 fichas para cada aluno, sendo um total de 45 fichas.
No que diz respeito ás fichas, estas foram aplicadas de acordo com as simulações supracitadas. Após a simulação das moedas, aplicámos várias fichas que abordavam exercícios correspondentes á moedas e assim consecutivamente, ou seja, após a simulação das notas, também aplicamos uma série de fichas que incidiam no reconhecimento e uso da nota em casos específicos, após a terceira simulação foram criadas fichas com problemas que abordavam aprofundadamente a questão das somas, no entanto, nesta terceira fichas também haviam exercícios que remetiam a situações de troco.
3.ª Fase: Ida ao Supermercado
Objetivos:
· Promover a interação social – socialização
· Envolver os alunos num contexto do quotidiano para que possa ser repetido futuramente sem dificuldades
· Promover autonomia dos alunos preparando-os para a vida real
Número de idas ao Supermercado: Duas
Datas:
- Grupo A e B: 16 de Maio
- Grupo A e B: 5 de Junho
Situação Detalhada: A ida ao Supermercado, também obedeceu a uma série de trabalhos prévios da nossa parte, no que diz respeito á elaboração das listas de compras e á comunicação aos pais deste dia. A comunicação feita aos pais, não recaiu apenas na formalização do pedido de autorização, mas também na solicitação dos produtos a adquirir. O nosso grande objetivo foi sem dúvida a transposição do que foi trabalhado em sala de aula para a realidade, no entanto esse momento obedeceu a compras verídicas, dai a existência de uma lista de compras selecionadas pelos pais e como é natural o respetivo dinheiro.
Esta atividade foi acompanhada pelas duas professoras e pelas duas auxiliares da Unidade assim como por nós. Para tal, pedimos aos pais que assinalassem, de entre os produtos que previamente selecionámos, os que desejariam adquirir. Os preços que foram colocados junto dos produtos na loja foram fictícios, uma vez que não existem produtos de quantias certas como 1€, 2€, etc..., e estas crianças só conseguem trabalhar com números inteiros.
Para esta atividade os encarregados de educação enviaram:
- Dinheiro correspondente aos preços fictícios,
- Dinheiro que cobria os preços reais dos produtos.
O projeto que implementámos, foi então composto por todas estas três fases, que enunciámos, no entanto no decorrer do mesmo, houveram outros momentos que o complementaram. Momentos estes incentivados e propostos por nós. Realizámos assim uma palestra á comunidade escolar, e diversas atividades comemorativas. O objetivo primordial da palestra foi, transmitir a toda a comunidade educativa (alunos, professores, auxiliares...) a importância da inserção dos alunos autistas e todos os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), no meio escolar, bem como a sua aceitação e fácil adaptação ao meio onde estão inseridos.
Todas as atividades comemorativas tiveram como objetivo primordial promover a interação entre pares, nomeadamente promover interação alunos com alunos e interação alunos com o grupo (Inês e Joana). De forma gradual e descontraída fomos realizando estas atividades e verificando ao longo das mesmas uma maior socialização por parte dos alunos com o grupo. Estas atividades para além de servirem de apoio lúdico para dinamizar as aulas na UEA promoveram um desenvolvimento da característica de socialização em cada uma das crianças. Preparando-as deste modo, para se sentirem mais a vontade durante a execução da intervenção, nomeadamente na interação entre o lojista, na ida ao supermercado.
[1] Os alunos autistas, trabalham á base de velcros. Os exercícios das fichas têm de ser todos adaptados a velcro, de forma a que estes possam realizar a mesma ficha inúmeras vezes. As fichas também têm de ser todas devidamente plastificadas, para que utilizem canetas de acetato que possam ser apagas e dais vir a realizar a mesma ficha inúmeras vezes também.