11 de outubro de 2012 - Reflexão de aula correspondente a SIP IV

 

 

O professor começou por perguntar a cada grupo a situação na qual se encontrava em relação ao contato com a Instituição. No caso do meu grupo, o contato já tinha sido feito há bastante tempo e até já tínhamos realizado uma observação (no dia 4 de Outubro).

 

Após balanço geral, o professor Tomás começou por abordar o texto de Marcelo (1993), “Projecto”, da qual retivemos a noção principal acerca deste conceito. Segundo autor, o Projeto é visto como sendo “um plano para realização de um acto; desígnio; tensão; redacção provisória de uma medida qualquer; esboço; representação gráfica e escrita com orçamento de uma obra que se vai realizar; cometimento na filosofia existencial aquilo que tende o homem e é construtivo do seu ser verdadeiro; empresa” (pp.99).

 

No entanto, foi referido ainda em aula, que no texto de Marcelo, existem três níveis de projeto defendidos por Boutinet. O nível teórico, empírico e o operatório.

 

 Relativamente ao projeto em Educação, este pode ser um projeto pedagógico ou um projeto educativo. Sendo que o primeiro “define os objetivos, as atividads, as estratégias, os recursos e os processos de avaliação considerados adequados à apropriação do saber e à realização de novas aprendizagens, em domínios específicos, facilitadores do desenvolvimento global do formando” (pp. 110) e sendo o segundo, ou seja o projeto educativo é um conjunto de valores (sociais, culturais, políticos, religiosos, profissionais, etc…) e finalidades que definem uma orientação que se pretende desenvolver a criatividade do sujeito e diversas situações.

 

Após estas abordagens, centramo-nos nos constituintes da caraterização de uma instituição dando alguns exemplos:

 

·         Identificação (pública ou privada);

·         Localização;

·         História;

·         Missão;

·         Objetivos;

·         Organograma;

·         Espaço;

·         Funções/Atividades;

·         Horários;

·         Parcerias;

·         Patrocínios/Apoios;

·         Outsourcing;

·         Comunicação (sites, blogs, facebook…);

·         Orçamento.