janeiro a junho - Reflexão correspondente a SIP V
As aulas da Unidade Curricular de Seminário de Integração Profissional V, do 2.º Semestre do 3.º ano da Licenciatura em Ciências da Educação, foram muito úteis, pertinentes, dinâmicas e construtivas para conseguirmos elaborar o nosso relatório, apresentar o ponto da situação do nosso projeto, colocar as nossas dúvidas bem como concretizar a avaliação das atividades e do projeto em geral.
No início do semestre foi-nos solicitada uma apresentação do nosso projeto, para que pudéssemos mostrar aos nossos colegas o planeamento das tarefas e claro receber o tão pertinente feedback do professor, que nos ajuda sempre a melhorar.
Nesta aula, apresentámos a instituição onde estávamos inseridas, no nosso caso a EB1/JI Conquinha de Torres Vedras, e toda a investigação que fomos desenvolvendo durante o 1º Semestre. De seguida apresentámos o nosso projeto, “Ajuda-me a Crescer”, e todos os objetivos a que queríamos chegar. Ainda na apresentação mencionámos as atividades que desenvolvemos até ao momento e a que queríamos desenvolver. Esta apresentação foi muito positiva para o grupo, permitindo-nos abordar os assuntos de forma aberta e fácil, até porque estávamos e estamos de tal maneira envolvidas no projeto que o abordamos muito facilmente. Além do mais dá-nos um enorme prazer poder partilhar todo o nosso processo á turma.
Este tipo de apresentação, ocupou algumas aulas, o que nos permitiu perceber a evolução e o empenho dos restantes membros da nossa turma e o seu projeto. No entanto, conseguimos aperceber-nos que nem todos se encontravam ligados e entusiasmados com o projeto que tinham em mão, e alguns estavam com imensas incertezas do que iriam aplicar posteriormente.
Para além desta apresentação abordámos a questão da avaliação. Estas aulas permitiram recordar alguns conceitos da Unidade Curricular de Avaliação bem como de Metodologia de Projeto, (duas Unidades Curriculares fundamentais na execução, implementação e avaliação do projeto requerido nesta Unidade Curricular).
Para além destas aulas, houveram outras apresentação em que os grupos apresentaram as atividades já realizadas ou em curso. Mais uma vez foi útil e importante, pois permitiu-nos mostrar e saber o ponto de situação de cada grupo.
Para além destas duas apresentações o nosso grupo mostrou-se disponível em realizar mais duas apresentações, numa dela apresentámos o modo como estávamos a proceder á avaliação do nosso projeto, mostrando as tabelas, as check list e os gráficos por nós produzidos, numa outra apresentação levamos uma parte do material por nós produzido, as fichas, para que conseguissem ter noção da exigência de cada uma delas.
Em suma, as aulas foram construtivas e essenciais para demonstrarmos todo o processo a que nos propusemos a caminhar, no entanto nem todos os grupos demonstraram o mesmo empenho. Para nós é um orgulho e é também com muito prazer que demos a conhecer todo o material que produzimos e o esforço que colocámos neste projeto único e singular.